Postagem em destaque

QUEIJO COM MEL DE ENGENHO OU NUTELLA OU BRIGADEIRO SERVIDOS NA PEDRA QUENTE

Só Alegria degustando Queijo de coalho assado sai na Pedra Quente agora com Mel de engenho ou  Nutella ou Brigadeiro 👍👍👍🇧🇷🇧🇷🇧🇷

terça-feira, 26 de março de 2013

RUÍNAS DO ALMAGRE : CONJUNTO FRANCISCANO, CONVENTO E IGREJA NOSSA SENHORA DO NAZARÉ CUJO NÚCLEO ORIGINAL REMONTA AO SÉC. XVI E SEU PULPITO É CONSIDERADO " ÚNICO NO MUNDO INTEIRO" PELA UNESCO ( Fonte ; portal .iphan.gov.br)

Ruínas do Almagre,Ruínas do conjunto Franciscano, Convento e Igreja cujo núcleo original remonta ao século XVI,mais precisamente em 1598, onde funcionou um aldeiamento indígena até 1762, localizada na Praia do Poço, no Município de Cabedelo, tombada pelo IPHAN em 1938 no governo Getúlio Vargas (não existia Ponta de campina). cujo tombamento compreende as ruínas do Conjunto Franciscano, composto pelo Convento e a Igreja de Nossa Senhora do Nazaré conhecida como Almagre , em forma retangular, e a nave medindo 26 metros de comprimente por 12 metros de largura e 12 metros de altura, com fachada em pedra calcarea, assentada com argamassa de óleo de baleia, orientada para o Norte geográfico, e na porta central esta esculpido um cavaleiro à beira do penhasco , atingindo um monstro com uma lança, e um oratório com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, e na sacristia existia um lavatório talhado em 5 lâminas de pedras sobre postas, com um golfinho. E seu PULPITO É CONSIDERADO PELA UNESCO COMO "ÚNICO NO MUNDO INTEIRO" (portal iphan.gov.br). Apesar da riqueza enorme para o estado da Paraíba. É muito triste ver um conjunto de ruinas,cujo pulpito é considerado único até pela Unesco se deteriorando , mesmo sendo tombado pelo IPHAN desde 1938, ainda no Governo Getúlio Vargas .

Nenhum comentário:

Postar um comentário